Por intermédio da Portaria MTE nº 186, de 10/04/2008, o Ministro do Trabalho e Emprego, no uso das suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, no Título V da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 01/05/1943, e na Súmula nº 677, do Supremo Tribunal Federal, resolve expedir os procedimentos administrativos para os pedidos de registro sindical no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
2. Pedidos de Registro Sindical e Alteração Estatutária
2.1. Solicitação e análise dos pedidos
Para a solicitação de registro, a entidade sindical deverá acessar o Sistema do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES), disponível no endereço eletrônico www.mte.gov.br, e seguir as instruções ali constantes para a emissão do formulário de pedido de registro.
Após a transmissão dos dados e confirmação do envio eletrônico do pedido, o interessado deverá protocolizar, para formação de processo administrativo, unicamente na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) da Unidade da Federação onde se localiza a sede da entidade sindical, sendo vedada a remessa via postal, dos seguintes documentos:
a) requerimento original gerado pelo Sistema, assinado pelo representante legal da entidade;
b) edital de convocação dos membros da categoria para a assembléia geral de fundação ou ratificação de fundação da entidade, do qual conste a indicação nominal de todos os municípios, Estados e categorias pretendidas, publicado, simultaneamente, no Diário Oficial da União e em jornal de grande circulação diária na base territorial, com antecedência mínima de 10 dias da realização da assembléia para as entidades com base municipal, intermunicipal ou estadual e de 30 dias para as entidades com base interestadual ou nacional;
c) ata da assembléia geral de fundação da entidade e eleição, apuração e posse da diretoria, com a indicação do nome completo e número do Cadastro Pessoas Físicas (CPF) dos representantes legais da entidade requerente, acompanhada de lista contendo nome completo e assinatura dos presentes;
d) estatuto social, aprovado em assembléia geral e registrado em cartório, que deverá conter os elementos identificadores da representação pretendida, em especial a categoria ou categorias representadas e a base territorial;
e) comprovante original de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), relativo ao custo das publicações no Diário Oficial da União, conforme indicado em portaria ministerial, devendo-se utilizar as seguintes referências: UG 380918, Gestão 00001 e Código de Recolhimento 68888-6, referência 38091800001-3947;
f) certidão de inscrição do solicitante no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), com natureza jurídica específica; e
g) comprovante de endereço em nome da entidade.
O processo será encaminhado preliminarmente à Seção de Relações do Trabalho da SRTE, para efetuar a conferência dos documentos que acompanham o pedido de registro sindical e encaminhá-lo, por meio de despacho, à Coordenação-Geral de Registro Sindical da Secretaria de Relações do Trabalho (CGRS) para fins de análise.
A entidade sindical registrada no CNES que pretenda efetuar o registro de alteração estatutária, decorrente de mudança na sua denominação, base territorial ou categoria representada, deverá protocolizar seu pedido na SRTE do local onde está sua sede, juntamente com os seguintes documentos, além dos previstos nas letras "e", "f" e "g" do subitem 2.1, vedada a remessa via postal ou o protocolo na sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE):
a) requerimento assinado pelo representante legal da entidade, indicando o objeto da alteração estatutária e o processo de registro original;
b) edital de convocação dos membros das categorias representadas e pretendidas para a assembléia geral de alteração estatutária da entidade, do qual conste a indicação nominal de todos os municípios, Estados e categorias pretendidas, publicado, simultaneamente, no Diário Oficial da União e em jornal de grande circulação diária na base territorial, com antecedência mínima de 10 dias da realização da assembléia para as entidades com base municipal, intermunicipal ou estadual e de 30 dias para as entidades com base interestadual ou nacional;
c) ata da assembléia geral de alteração estatutária da entidade e eleição, apuração e posse da diretoria, com a indicação do nome completo e número do Cadastro Pessoas Físicas (CPF) dos representantes legais da entidade requerente, acompanhada de lista contendo o nome completo e assinatura dos presentes; e
d) estatuto social, aprovado em assembléia geral e registrado em cartório, do qual deverá constar a base e categoria ao final representada.
As fusões ou incorporações de entidades sindicais para a formação de uma nova entidade são consideradas alterações estatutárias.
Os pedidos de registro sindical ou de alteração estatutária serão analisados na CGRS, que verificará se os representados constituem categoria, nos termos da lei, bem como a existência, no CNES, de outras entidades sindicais representantes da mesma categoria, na mesma base territorial da entidade requerente.
O pedido será arquivado pelo secretário de relações do trabalho, com base em análise fundamentada da CGRS nos seguintes casos:
a) não caracterização de categoria econômica ou profissional para fins de organização sindical, nos termos da legislação pertinente;
b) insuficiência ou irregularidade dos documentos apresentados;
c) coincidência total de categoria e base territorial do sindicato postulante com sindicato registrado no CNES;
d) quando a base territorial requerida englobar o local da sede de sindicato, registrado no CNES, representante de idêntica categoria; e
e) quando o pedido for protocolado em desconformidade com o subitem 2.1.
Nos pedidos de registro e de alteração estatutária de Federações e Confederações, será motivo de arquivamento, ainda, a falta de preenchimento dos requisitos previstos no item 5 deste trabalho.
A análise da não caracterização de categoria econômica ou profissional deverá identificar todos os elementos exigidos por Lei para a caracterização de categoria econômica, profissional ou específica.
2.2. Publicação do pedido
Após a verificação, pela CGRS, da regularidade dos documentos apresentados e a análise, o pedido de registro sindical ou de alteração estatutária será publicado no Diário Oficial da União, para fins de publicidade e abertura de prazo para impugnação.
Quando for constatada a existência de dois ou mais pedidos de registro ou alteração estatutária com coincidência total ou parcial de base territorial e categoria, proceder-se-á da seguinte forma:
a) caso ambos tenham protocolizados com a documentação completa, deve-se publicar pela ordem de data do protocolo do pedido; e
b) nos pedidos de registro ou de alteração estatutária, anteriores a esta Portaria, que tenham sido protocolizados com a documentação incompleta, deverá ser publicado primeiramente aquele que, em primeiro lugar, protocolizar a documentação completa.
Nos casos descritos neste artigo, se as partes interessadas estiverem discutindo o conflito de representação na via judicial, os processos ficarão suspensos, nos termos do subitem 4.2.
Serão publicadas no Diário Oficial da União e devidamente certificadas no processo as decisões de arquivamento, das quais poderá o interessado apresentar recurso administrativo, na forma do Capítulo XV da Lei nº 9.784, de 29/01/1999.
3.1. Publicação e requisitos para impugnações
Publicado o pedido de registro sindical ou de alteração estatutária, a entidade sindical de mesmo grau, registrada no CNES, que entenda coincidentes sua representação e a do requerente, poderá apresentar impugnação, no prazo de 30 dias, contado da data da publicação, diretamente no protocolo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sendo vedada impugnação por qualquer outro meio, devendo instruí-la com os seguintes documentos, além dos previstos nos incisos "e", "f" e "g" do subitem 2.1:
a) requerimento, que deverá indicar claramente o objeto do conflito e configurar a coincidência de base territorial e de categoria;
b) documento comprobatório do registro sindical expedido pelo MTE, com identificação da base territorial e da categoria representada, ressalvada ao interessado a utilização da faculdade prevista no art. 37 da Lei nº 9.784/99;
c) estatuto social atualizado, aprovado em assembléia geral da categoria;
d) ata de apuração de votos do último processo eleitoral;
e) ata de posse da atual diretoria; e
f) formulário de atualização sindical extraído do endereço eletrônico www.mte.gov.br, devidamente preenchido e assinado.
A entidade sindical impugnante que estiver com suas informações atualizadas no CNES fica dispensada da apresentação dos documentos previstas nas letras "c" a "f", anteriormente citadas.
Não serão aceitas impugnações coletivas, apresentadas por meio do mesmo documento por um impugnante a mais de um pedido ou por vários impugnantes ao mesmo pedido.
3.2. Análise dos pedidos de impugnação
As impugnações serão submetidas ao procedimento previsto no subitem 3.3 deste trabalho, exceto nos seguintes casos, em que serão arquivadas pelo secretário de relações do trabalho, após análise da CGRS:
a) inobservância do prazo de 30 dias contado da data da publicação;
b) ausência de registro sindical do impugnante, exceto se seu pedido de registro ou de alteração estatutária já houver sido publicado no Diário Oficial da União, mesmo que se encontre suspenso, em virtude de acordo judicial ou extrajudicial, ou decisão judicial que decida controvérsia;
c) apresentação por diretoria de sindicato com mandato vencido;
d) inexistência de comprovante de pagamento da taxa de publicação;
e) não coincidência de base territorial e categoria entre impugnante e impugnado;
f) impugnação apresentada por entidade de grau diverso da entidade impugnada, salvo por mandato;
g) na hipótese de desmembramento, que ocorre quando a base territorial do impugnado é menor que a do impugnante, desde que não englobe o município da sede do sindicato impugnante e não haja coincidência de categoria específica;
h) na ocorrência de dissociação de categorias ecléticas, similares ou conexas, para a formação de entidade com representação de categoria mais específica;
i) ausência ou irregularidade de qualquer dos documentos previstos no subitem 3.1; e
j) perda do objeto da impugnação, ocasionada pela retificação do pedido da entidade impugnada.
A decisão de arquivamento será fundamentada e publicada no Diário Oficial da União, dela cabendo recurso administrativo, na forma do Capítulo XV da Lei nº 9.784/99.
O pedido de desistência de impugnação somente será admitido por meio de documentos originais, protocolizados neste Ministério, devidamente assinados pelo representante legal da entidade com mandato válido, vedada a sua apresentação por fax ou email, devendo sua legalidade ser analisada pela CGRS antes da decisão do secretário de relações do trabalho.
3.3. Autocomposição
A CGRS deverá informar ao secretário de relações do trabalho as impugnações não arquivadas, para notificação das partes com vistas à autocomposição.
Serão objeto do procedimento previsto neste subitem:
a) os pedidos de registro impugnados, cujas impugnações não tenham sido arquivadas, será fundamentada e publicada no Diário Oficial da União, dela cabendo recursos administrativos na forma do Capítulo XV da Lei nº 9.784/99; e
b) nos casos que os pedidos de registro ou alteração estatutária, que tenham sido protocolizados com a documentação incompleta, deverá ser publicado primeiramente aquele que protocolizar a documentação completa.
Serão notificados, na forma do § 3º, do art. 26, da Lei nº 9.784/99, os representantes legais das entidades impugnantes e impugnadas, para comparecimento a reunião destinada à autocomposição, que será realizada no âmbito da SRT ou da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da sede da entidade impugnada, com antecedência mínima de 15 dias da data da reunião.
O secretário de relações do trabalho ou o servidor por ele designado iniciará o procedimento, convidando as partes para se pronunciarem sobre as bases de uma possível conciliação.
Será lavrada ata circunstanciada da reunião, assinada por todos os presentes com poder de decisão, da qual conste o resultado da tentativa de acordo.
As ausências serão consignadas pelo servidor responsável pelo procedimento e atestadas pelos demais presentes à reunião.
O acordo entre as partes fundamentará a concessão do registro ou da alteração estatutária pleiteada, que será conce-dida após a apresentação de cópia do estatuto social das entidades, registrado em cartório, com as modificações decorrentes do acordo, cujos termos serão anotados no registro de todas as entidades envolvidas no CNES, conforme o item 6.
Não havendo acordo entre as partes, o pedido ficará sobrestado até que a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) seja notificada do inteiro teor de acordo judicial ou extrajudicial ou decisão judicial que decida a controvérsia.
Considerar-se-á dirimido o conflito quando a entidade impugnada retirar, de seu estatuto, o objeto da controvérsia claramente definido, conforme disposto no subitem 3.1, letra "a".
O pedido de registro será arquivado se a entidade impugnada, devidamente notificada, não comparecer à reunião prevista neste subitem.
Será arquivada a impugnação e concedido o registro sindical ou de alteração estatutária se a única entidade impugnante, devidamente notificada, não comparecer à reunião prevista neste subitem.
Havendo mais de uma impugnação, serão arquivadas as impugnações das entidades que não comparecerem à reunião, mantendo-se o procedimento em relação às demais entidades impugnantes presentes.
As reuniões serão públicas, devendo a pauta respectiva ser publicada em local visível, acessível aos interessados, com antecedência mínima de cinco dias da data da sua realização.
4.1. Concessão
O registro sindical ou de alteração estatutária será concedido com fundamento em análise técnica da SRT, nas seguintes situações:
a) decorrido o prazo de 30 dias sem que tenham sido apresentadas impugnações ao pedido;
b) arquivamento das impugnações, nos termos do subitem 3.2;
c) acordo entre as partes; e
d) determinação judicial dirigida ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A concessão de registro sindical ou de alteração estatutária será publicada no Diário Oficial da União, cujos dados serão incluídos no CNES, os quais deverão ser permanentemente atualizados, na forma das instruções expedidas pela Secretaria de Relações do Trabalho (SRT).
A SRT expedirá, após a publicação da concessão do registro ou da alteração estatutária, certidão com os dados constantes do CNES.
4.2. Suspensão dos pedidos
Os processos de registro ou de alteração estatutária ficarão suspensos, neles não se praticando quaisquer atos, nos seguintes casos:
a) por determinação judicial;
b) quando for constatada a existência de dois ou mais pedidos de registro ou alteração estatutária com coincidência total ou parcial de base territorial e categoria;
c) durante o procedimento de autocomposição disposto no subitem 3.3;
d) no período compreendido entre o acordo entre as partes e a entrega, na SRT, dos respectivos estatutos sociais com as alterações decorrentes do acordo firmado entre as partes;
e) quando as entidades que tiveram seus registros anotados, na forma do item 6, deixarem de enviar, no prazo de 30 dias, novo estatuto social, registrado em cartório, com a representação sindical devidamente atualizada; e
f) na redução, pela Federação ou Confederação, do número mínimo legal de entidades filiadas, conforme o requisito do número mínimo de filiados para a constituição de entidades de grau superior previsto na CLT deverá ser mantido pela entidade respectiva; e
g) se o interessado deixar de promover os atos que lhe competem, no prazo de 30 dias, após regularmente notificado para sanear eventuais irregularidades.
4.3. Cancelamento
O registro sindical ou a alteração estatutária somente será cancelado nos seguintes casos:
a) por ordem judicial que determine ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o cancelamento do registro, fundada na declaração de ilegitimidade da entidade para representar a categoria ou de nulidade dos seus atos constitutivos;
b) administrativamente, se constatado vício de legalidade no processo de concessão, assegurados ao interessado o contraditório e a ampla defesa, bem como observado o prazo decadencial previsto no art. 53 da Lei nº 9.784/99;
c) a pedido da própria entidade, e
d) na ocorrência de fusão ou incorporação entre duas ou mais entidades, devidamente comprovadas com a apresentação do registro em cartório e após a publicação do registro da nova entidade.
Quando a forma de dissolução da entidade sindical não estiver prevista em seu estatuto social, o pedido de cancelamento do registro no CNES deverá ser instruído com os seguintes documentos:
a) edital de convocação de assembléia específica da categoria para fins de deliberação acerca do cancelamento do registro sindical, publicado na forma do subitem 2.1, letra "b" deste trabalho;
b) ata de assembléia da categoria da qual conste como pauta a dissolução da entidade e a autorização do cancelamento do registro sindical.
O cancelamento do registro de entidade sindical deverá ser publicado no Diário Oficial da União e será anotado, juntamente com o motivo, no CNES, cabendo o custeio da publicação ao interessado, se for a pedido, em conformidade com o custo da publicação previsto em portaria específica deste Ministério.
5. Entidades de Grau Superior
5.1. Formação e registro
Para pleitear registro no CNES, as Federações e Confederações deverão organizar-se na forma dos arts. 534 e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 01/05/1943 e das leis espe-cíficas.
Para o registro sindical ou de alteração estatutária, a Federação deverá comprovar ter sido constituída por, no mínimo, cinco sindicatos registrados no CNES.
A Confederação deverá comprovar, para fins de registro sindical ou de alteração estatutária, ser formada pelo número mínimo de três Federações registradas no CNES.
O requisito do número mínimo de filiados para a constituição de entidades de grau superior previsto na CLT deverá ser mantido pela entidade respectiva.
A inobservância do disposto no parágrafo anterior importará na suspensão do registro da entidade sindical de grau superior até que seja suprida a exigência legal, garantida à entidade atingida pela restrição manifestação prévia, no prazo de 10 dias, contado da intimação realizada para essa finalidade.
A filiação de uma entidade de grau inferior a mais de uma entidade de grau superior não poderá ser considerada para fins de composição do número mínimo previsto em lei para a criação ou manutenção de uma Federação ou Confederação.
As entidades de grau superior coordenam o somatório das entidades a elas filiadas, devendo, sempre que possível, sua denominação corresponder fielmente a sua representatividade.
Os pedidos de registro sindical e de alterações estatutárias de Federações e Confederações serão instruídos com os seguintes documentos, além dos previstos nas letras " e", "f" e "g" do subitem 2.1:
a) requerimento assinado pelo representante legal da entidade indicando, nos casos de alteração estatutária, o objeto da alteração e o processo de registro original;
b) estatutos das entidades que pretendam criar a Federação ou Confederação, registrado em cartório, contendo autorização para criação de entidade de grau superior, ou editais de convocação de assembléia geral específica para autorização de entidade de grau superior, publicado no Diário Oficial da União com antecedência mínima de 30 dias da data da assembléia;
c) edital de convocação dos conselhos de representantes das entidades fundadoras da entidade de grau superior, para assembléia geral de ratificação da fundação da entidade, publicado no Diário Oficial da União com antecedência mínima de 30 dias da data da assembléia, do qual conste a ratificação da fundação, a filiação das entidades e a aprovação do estatuto;
d) ata da assembléia geral de ratificação de fundação da entidade constando a eleição, apuração e posse da diretoria, com a indicação do nome completo e número do Cadastro Pessoas Físicas (CPF) dos representantes legais da entidade requerente, acompanhada de lista contendo o nome completo e assinatura dos presentes;
e) estatuto social, aprovado em assembléia geral e registrado em cartório;
f) comprovante de registro sindical no CNES das entidades fundadoras da entidade de grau superior; e
g) nas alterações estatutárias de entidade superior, o objeto da alteração deverá constar do edital e da ata da assembléia geral.
5.2. Impugnações
Os pedidos de registro ou de alteração estatutária de Federações e Confederações poderão ser objeto de impugnação por entidades do mesmo grau, cujas entidades filiadas constem da formação da nova entidade.
A análise das impugnações, na forma do subitem 3.2, verificará se a criação da nova entidade ou a alteração estatutária viola o princípio da unicidade sindical e, ainda, se reduz o número mínimo de entidades filiadas necessário à manutenção de entidade registrada no CNES.
Será configurado conflito de representação sindical entre entidades de grau superior quando houver a coincidência entre a base territorial dos sindicatos ou Federações fundadoras da nova entidade com os filiados da entidade preexistente.
Na verificação do conflito de representação, será realizado o procedimento previsto no subitem 3.3.
Na ocorrência de redução de número mínimo de filiados da entidade de grau superior, o processo de registro sindical ficará suspenso, até que conste do CNES nova filiação de entidade de grau inferior, que componha o número mínimo previsto na CLT.
Quando a publicação de concessão de registro sindical ou de alteração estatutária no Diário Oficial da União implicar exclusão de categoria ou base territorial de entidade sindical registrada no CNES, a modificação será anotada no registro da entidade preexistente, para que conste, de forma atualizada, a sua representação.
A entidade sindical cuja categoria ou base territorial for atingida pela restrição poderá apresentar manifestação escrita, no prazo de 10 dias, contado da publicação no Diário Oficial da União, exceto se atuar como impugnante no processo de registro sindical ou de alteração estatutária.
A anotação no CNES será publicada no Diário Oficial da União, devendo a entidade que tiver seu cadastro anotado juntar, em 30 dias, novo estatuto social do qual conste sua representação devidamente atualizada, sob pena de suspensão do processo de registro sindical, nos termos do subitem 4.2, letra "e".
Para a fiel correspondência entre o trâmite dos processos de registro sindical e de alteração estatutária e os dados do CNES, neste serão anotados todos os atos praticados no curso dos processos.
Será procedida a anotação no CNES, após 30 dias da apresentação do estatuto retificado, no registro da entidade que celebrou acordo com base no procedimento previsto no subitem 3.3, permanecendo suspenso o registro da entidade que não cumpriu o disposto no subitem 4.2, letra "d".
Os documentos previstos no subitem 2.1, letras "a" a "g" serão conferidos pelas seções de relações do trabalho das Superintendências Regionais do Trabalho no prazo máximo de 30 dias da data de recebimento do processo.
Os documentos relacionados neste trabalho serão apresentados em originais ou cópias, desde que apresentadas juntamente com os originais para conferência e visto do servidor.
Os processos administrativos de registro sindical e de alteração estatutária deverão ser concluídos no prazo máximo de 180 dias, ressalvada a hipótese de atraso devido a providências a cargo do interessado, devidamente justificadas nos autos.
As entidades sindicais deverão manter seu cadastro no CNES atualizado no que se refere a dados cadastrais, diretoria e filiação a entidades de grau superior, conforme instruções constantes do endereço eletrônico www.mte.gov.br.
A contagem dos prazos previstos neste texto será feita na forma prevista no Capítulo XVI da Lei nº 9.784/99.
A SRT deverá providenciar a publicação, no Diário Oficial da União, dos atos relativos aos pedidos de registro sindical e de alteração estatutária, tais como arquivamento, admissibilidade de impugnação, suspensão, cancelamento, concessão e anotação no CNES.
Caberá aos interessados promover as diligências necessárias junto ao Poder Judiciário, a fim de que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) seja notificado para cumprimento de decisão judicial.
A Portaria MTE nº 186/08 (DOU 14/04/2008) entra em vigor na data de sua publicação, e se aplica a todos os processos em curso no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Fica revogada a Portaria MTE nº 343, de 04/05/2000 (DOU 05/05/2000), a qual dispunha sobre o pedido de registro sindical.