1.Introdução
A Lei nº 12.378, de 31/12/2010, DOU de 31/12/2010, regulamentou o exercício profissional de Arquitetura e Urbanismo e criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAUs).
Assim questões relativas a arquitetos e urbanistas, constantes das Leis nºs 5.194/66 e 6.496/77, que tratam da regulamentação do exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo passam a ser reguladas pela citada Lei nº 12.378/10 objeto deste trabalho.
2.Atribuições de Arquitetos e Urbanistas
As atividades e atribuições de arquiteto e urbanista consistem em:
a)supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica;
b)coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;
c)estudo de viabilidade técnica e ambiental;
d)assistência técnica, assessoria e consultoria;
e)direção de obras e de serviço técnico;
f)vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem;
g)desempenho de cargo e função técnica;
h)treinamento, ensino, pesquisa e extensão universitária;
i)desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, padronização, mensuração e controle de qualidade;
j)elaboração de orçamento;
k)produção e divulgação técnica especializada; e
l)execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico.
As atividades de que trata este item aplicam-se aos seguintes campos de atuação no setor:
a)de Arquitetura e Urbanismo, na concepção e execução de projetos;
b)da Arquitetura de Interiores, na concepção e execução de projetos de ambientes;
c)da Arquitetura Paisagística, na concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas, dentro de várias escalas, inclusive a territorial;
d)do Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, restauro, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades;
e)do Planejamento Urbano e Regional, planejamento físico-territorial, planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional fundamentados nos sistemas de infra-estrutura, saneamento básico e ambiental, sistema viário, sinalização, tráfego e trânsito urbano e rural, acessibilidade, gestão territorial e ambiental, parcelamento do solo, loteamento, desmembramento, remembramento, arruamento, planejamento urbano, plano diretor, traçado de cidades, desenho urbano, sistema viário, tráfego e trânsito urbano e rural, inventário urbano e regional, assentamentos humanos e requalificação em áreas urbanas e rurais;
f)da Topografia, na elaboração e interpretação de levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo, foto-interpretação, leitura, interpretação e análise de dados e informações topográficas e sensoriamento remoto;
g)da Tecnologia e resistência dos materiais, dos elementos e produtos de construção, patologias e recuperações;
h)dos sistemas construtivos e estruturais, estruturas, desenvolvimento de estruturas e aplicação tecnológica de estruturas;
i)de instalações e equipamentos referentes a arquitetura e urbanismo;
j)do Conforto Ambiental, técnicas referentes ao estabelecimento de condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas, para a concepção, organização e construção dos espaços;
k)do Meio Ambiente, em estudo e avaliação dos impactos ambientais, licenciamento ambiental, utilização racional dos recursos disponíveis e desenvolvimento sustentável.
3.Campos da Atuação Profissional
Os campos da atuação profissional para o exercício da arquitetura e urbanismo são definidos a partir das diretrizes curriculares nacionais que dispõem sobre a formação do profissional arquiteto e urbanista nas quais os núcleos de conhecimentos de fundamentação e de conhecimentos profissionais caracterizam a unidade de atuação profissional.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) especificará, atentando para o disposto no caput, as áreas de atua-ção privativas dos arquitetos e urbanistas e as áreas de atuação compartilhadas com outras profissões regulamentadas.
Serão consideradas privativas de profissional especializado as áreas de atuação nas quais a ausência de formação superior exponha o usuário do serviço a qualquer risco ou danos materiais à segurança, à saúde ou ao meio ambiente.
No exercício de atividades em áreas de atuação compartilhadas com outras áreas profissionais, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Estado ou do Distrito Federal fiscalizará o exercício profissional de Arquitetura e Urbanismo.
Na hipótese de as normas do CAU/BR sobre o campo de atuação de arquitetos e urbanistas contradizerem normas de outro Conselho profissional, a controvérsia será resolvida por meio de resolução conjunta de ambos os conselhos.
Enquanto não editada a resolução conjunta de que trata o § 4º ou, em caso de impasse, até que seja resolvida a controvérsia, por arbitragem ou judicialmente, será aplicada a norma do Conselho que garanta ao profissional a maior margem de atuação.
4.Cadastro Nacional das Escolas e Faculdades
O CAU/BR organizará e manterá atualizado cadastro nacional das escolas e faculdades de arquitetura e urbanismo, incluindo o currículo de todos os cursos oferecidos e os projetos pedagógicos.
5.Registro de Arquiteto e Urbanista no Conselho
Para uso do título de arquiteto e urbanista e para o exercício das atividades profissionais privativas correspondentes, é obrigatório o registro do profissional no CAU do Estado ou do Distrito Federal.
O registro habilita o profissional a atuar em todo o território nacional.
5.1.Requisitos
São requisitos para o registro:
a)capacidade civil; e
b)diploma de graduação em arquitetura e urbanismo, obtido em instituição de ensino superior oficialmente reconhecida pelo poder público.
Poderão obter registro no CAU dos Estados e do Distrito Federal os portadores de diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo ou de diploma de arquiteto ou arquiteto e urbanista, obtido em instituição estrangeira de ensino superior reconhecida no respectivo país e devidamente revalidado por instituição nacional credenciada.
Cumpridos os requisitos mencionados, poderão obter registro no CAU dos Estados ou do Distrito Federal, em caráter excepcional e por tempo determinado, profissionais estrangeiros sem domicílio no País.
A concessão do registro é condicionada à efetiva participação de arquiteto e urbanista ou sociedade de arquitetos, com registro no CAU Estadual ou no Distrito Federal e com domicílio no País, no acompanhamento em todas as fases das atividades a serem desenvolvidas pelos profissionais estrangeiros.
Exerce ilegalmente a profissão de arquiteto e urbanista a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços, públicos ou privados, privativos dos profissionais de que trata essa Lei ou, ainda, que, mesmo não realizando atos privativos, se apresenta como arquiteto e urbanista ou como pessoa jurídica que atue na área de arquitetura e urbanismo sem registro no CAU.
5.2.Carteira profissional
A carteira profissional de arquiteto e urbanista possui fé pública e constitui prova de identidade civil para todos os fins legais.
6.Interrupção e Cancelamento do Registro Profissional
É facultada ao profissional e à pessoa jurídica, que não estiver no exercício de suas atividades, a interrupção de seu registro profissional no CAU por tempo indeterminado, desde que atenda as condições regulamentadas pelo CAU/BR.
7.Sociedade de Arquitetos e Urbanistas
Os arquitetos e urbanistas, juntamente com outros profissionais, poderão se reunir em sociedade de prestação de serviços de arquitetura e urbanismo, nos termos das normas de direito privado, da Lei nº 12.378/10 e do Regimento Geral do CAU/BR.
Sem prejuízo do registro e aprovação pelo órgão competente, a sociedade que preste serviços de arquitetura e urbanismo deverá se cadastrar no CAU da sua sede, o qual enviará as informações ao CAU/BR para fins de composição de cadastro unificado nacionalmente.
É vedado o uso das expressões "arquitetura" ou "urbanismo" ou designação similar na razão social ou no nome fantasia de sociedade que não possuir arquiteto e urbanista entre os sócios com poder de gestão ou entre os empregados permanentes.
8.Acervos Técnicos
O acervo técnico constitui propriedade do profissional arquiteto e urbanista e é composto por todas as atividades por ele desenvolvidas, conforme discriminado nos arts. 2º e 3º, resguardando-se a legislação do Direito Autoral.
Para fins de comprovação de autoria ou de participação e de formação de acervo técnico, o arquiteto e urbanista deverá registrar seus projetos e demais trabalhos técnicos ou de criação no CAU do ente da Federação onde atue.
A qualificação técnica de sociedade com atuação nos campos da arquitetura e do urbanismo será demonstrada por meio dos acervos técnicos dos arquitetos e urbanistas comprovadamente a ela vinculados.
9.Deveres do Arquiteto e Urbanista
Estabelece o art. 14 da Lei nº 12.378/10 que é dever do arquiteto e urbanista ou da sociedade de prestação de serviços de arquitetura e urbanismo indicar em documentos, peças publicitárias, placas ou outro elemento de comunicação dirigido a cliente, ao público em geral e ao CAU local:
a)o nome civil ou razão social do(s) autor(es) e executante(s) do serviço, completo ou abreviado, ou pseudônimo ou nome fantasia, a critério do profissional ou da sociedade de prestação de serviços de arquitetura e urbanismo, conforme o caso;
b)o número do registro no CAU local; e
c)a atividade a ser desenvolvida.
Quando se tratar de atividade desenvolvida por mais de um arquiteto e urbanista ou por mais de uma sociedade de prestação de serviços de arquitetura e urbanismo e não sendo especificados diferentes níveis de responsabilidade, todos serão considerados indistintamente coautores e corresponsáveis.
10.Implantação e Execução de Projetos
Aquele que implantar ou executar projeto ou qualquer trabalho técnico de criação ou de autoria de arquiteto e urbanista deve fazê-lo de acordo com as especificações e o detalhamento constantes do trabalho, salvo autorização em contrário, por escrito, do autor.
Ao arquiteto e urbanista é facultado acompanhar a implantação ou execução de projeto ou trabalho de sua autoria, pessoalmente ou por meio de preposto especialmente designado com a finalidade de averiguar a adequação da execução ao projeto ou concepção original.
11.Trabalho de Autoria de Arquiteto e Urbanista - Alterações
Alterações em trabalho de autoria de arquiteto e urbanista, tanto em projeto como em obra dele resultante, somente poderão ser feitas mediante consentimento por escrito da pessoa natural titular dos direitos autorais, salvo pactuação em contrário.
No caso de existência de coautoria, salvo pactuação em contrário, será necessária a concordância de todos os coautores.
Em caso de falecimento ou de incapacidade civil do autor do projeto original, as alterações ou modificações poderão ser feitas pelo coautor ou, em não havendo coautor, por outro profissional habilitado, independentemente de autorização, que assumirá a responsabilidade pelo projeto modificado.
Ao arquiteto e urbanista que não participar de alteração em obra ou trabalho de sua autoria é permitido o registro de laudo no CAU de seu domicílio, com o objetivo de garantir a autoria e determinar os limites de sua responsabilidade.
Na hipótese de a alteração não ter sido concebida pelo autor do projeto original, o resultado final terá como coautores o arquiteto e urbanista autor do projeto original e o autor do projeto de alteração, salvo decisão expressa em contrário do primeiro, caso em que a autoria da obra passa a ser apenas do profissional que houver efetuado as alterações.
12.Ética
No exercício da profissão, o arquiteto e urbanista deve pautar sua conduta pelos parâmetros a serem definidos no Código de Ética e Disciplina do CAU/BR.
O Código de Ética e Disciplina deverá regular também os deveres do arquiteto e urbanista para com a comunidade, a sua relação com os demais profissionais, o dever geral de urbanidade e, ainda, os respectivos procedimentos disciplinares, observado o disposto na Lei nº 12.378/10.
13.Infrações Disciplinares
Constituem infrações disciplinares, além de outras definidas pelo Código de Ética e Disciplina:
a)registrar projeto ou trabalho técnico ou de criação no CAU, para fins de comprovação de direitos autorais e formação de acervo técnico, que não haja sido efetivamente concebido, desenvolvido ou elaborado por quem requerer o registro;
b)reproduzir projeto ou trabalho técnico ou de criação, de autoria de terceiros, sem a devida autorização do detentor dos direitos autorais;
c)fazer falsa prova de quaisquer documentos exigidos para o registro no CAU;
d)delegar a quem não seja arquiteto e urbanista a execução de atividade privativa de arquiteto e urbanista;
f)integrar sociedade de prestação de serviços de arquitetura e urbanismo sem nela atuar, efetivamente, com objetivo de viabilizar o registro da empresa no CAU, de utilizar o nome "arquitetura" ou "urbanismo" na razão jurídica ou nome fantasia ou, ainda, de simular para os usuários dos serviços de arquitetura e urbanismo a existência de profissional do ramo atuando;
g)locupletar-se ilicitamente, por qualquer meio, às custas de cliente, diretamente ou por intermédio de terceiros;
h)recusar-se, injustificadamente, a prestar contas a cliente de quantias que houver recebido dele, diretamente ou por intermédio de terceiros;
i)deixar de informar, em documento ou peça de comunicação dirigida a cliente, ao público em geral, ao CAU/BR ou aos CAUs, os dados exigidos nos termos da Lei nº 12.378/10;
j)deixar de observar as normas legais e técnicas pertinentes na execução de atividades de arquitetura e urbanismo;
k)ser desidioso na execução do trabalho contratado;
l)deixar de pagar anuidade, taxas, preços de serviços e multas devidos ao CAU/BR ou aos CAUs, quando devidamente notificado;
m)não efetuar Registro de Responsabilidade Técnica quando for obrigatório.
14.Sanções Disciplinares
São sanções disciplinares:
I - advertência;
II - suspensão entre 30 dias e 1 ano do exercício da atividade de arquitetura e urbanismo em todo o território nacional;
III - cancelamento do registro; e
IV - multa no valor entre 1 (uma) a 10 (dez) anuidades.
As sanções são aplicáveis à pessoa natural dos arquitetos e urbanistas.
As sanções poderão ser aplicadas às sociedades de prestação de serviços com atuação nos campos da arquitetura e do urbanismo, sem prejuízo da responsabilização da pessoa natural do arquiteto e urbanista.
No caso em que o profissional ou sociedade de arquitetos e urbanistas deixar de pagar anuidade, taxas, preços de serviços e multas devidos ao CAU/BR ou aos CAUs, quando devidamente notificado, será aplicada suspensão até a regularização da dívida.
A sanção prevista no inciso IV pode incidir cumulativamente com as demais.
Caso constatado que a infração disciplinar teve participação de profissional vinculado ao conselho de outra profissão, será comunicado o conselho responsável.
15.Processos Disciplinares
Os processos disciplinares do CAU/BR e dos CAUs seguirão as regras constantes da Lei nº 9.784/99, da Lei nº 12.378 e, de forma complementar, das resoluções do CAU/BR.
O processo disciplinar instaura-se de ofício ou mediante representação de qualquer autoridade ou pessoa interessada.
A pedido do acusado ou do acusador, o processo disciplinar poderá tramitar em sigilo, só tendo acesso a informações e documentos nele contidos o acusado, o eventual acusador e os respectivos procuradores constituídos.
Após a decisão final, o processo tornar-se-á público.
Caberá recurso ao CAU/BR de todas as decisões definitivas proferidas pelos CAUs, que decidirá em última instância administrativa.
Além do acusado e do acusador, o Presidente e os Conselheiros do CAU são legitimados para interpor o recurso previsto neste item.
Prescreve em 5 (cinco) anos a pretensão de punição das sanções disciplinares, a contar da data do fato.
A prescrição interrompe-se pela intimação do acusado para apresentar defesa.
16.Criação e Organização do CAU/BR e dos CAUs
Ficam criados o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAUs), como autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira e estrutura federativa, cujas atividades serão custeadas exclusivamente pelas próprias rendas.
O CAU/BR e os CAUs têm como função orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício de arquitetura e urbanismo.
O CAU/BR e o CAU do Distrito Federal terão sede e foro em Brasília.
Cada CAU terá sede e foro na capital do Estado, ou de um dos Estados de sua área de atuação, a critério do CAU/BR.
O CAU/BR e os CAUs gozam de imunidade a impostos (art. 150, inciso VI, alínea "a", da Constituição Federal).
16.1.Plenário do Conselho
O Plenário do Conselho do CAU/BR será constituído por:
a)1 Conselheiro representante de cada Estado e do Distrito Federal;
b)1 Conselheiro representante das instituições de ensino de arquitetura e urbanismo.
Cada membro do CAU/BR terá 1 suplente.
Os Conselheiros do CAU/BR serão eleitos pelo voto direto e obrigatório dos profissionais do Estado que representam ou do Distrito Federal.
O Presidente será eleito entre seus pares por maioria de votos dos conselheiros, em votação secreta, e terá direito apenas a voto de qualidade nas deliberações do CAU/BR.
As instituições de ensino de arquitetura e urbanismo oficialmente reconhecidas serão representadas por 1 conselheiro, por elas indicado, na forma do Regimento Geral do CAU/BR.
16.2.Estrutura e funcionamento
O CAU/BR tem sua estrutura e seu funcionamento definidos pelo seu Regimento Geral, aprovado pela maioria absoluta dos conselheiros federais.
A prerrogativa de que trata o caput será exercida com estrita observância às possibilidades efetivas de seu custeio com os recursos próprios do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo, considerados ainda seus efeitos nos exercícios subsequentes.
Ressaltamos que os CAUs terão sua estrutura e seu funcionamento definidos pelos respectivos Regimentos Internos, aprovados pela maioria absoluta dos conselheiros.
16.3.Competência
Compete ao CAU/BR:
a)zelar pela dignidade, pela independência, pelas prerroga-tivas e pela valorização da arquitetura e do urbanismo;
b)editar e alterar o Regimento Geral, o Código de Ética, as Normas Eleitorais e os provimentos que julgar necessários;
c)adotar medidas para assegurar o funcionamento regular dos CAUs;
d)intervir nos CAUs quando constatada violação da Lei nº 12.378/10 ou do Regimento Geral;
e)homologar os regimentos internos e as prestações de contas dos CAUs;
f)firmar convênios com entidades públicas e privadas, observada a legislação aplicável;
g)autorizar a oneração ou a alienação de bens imóveis de sua propriedade;
h)julgar, em grau de recurso, as questões decididas pelos CAUs;
i)inscrever empresas ou profissionais estrangeiros de arquitetura e urbanismo sem domicílio no País;
j)criar órgãos colegiados com finalidades e funções específicas;
k)deliberar sobre assuntos administrativos e financeiros, elaborando programas de trabalho e orçamento;
l)manter relatórios públicos de suas atividades;
m)representar os arquitetos e urbanistas em colegiados de órgãos públicos federais que tratem de questões de exercício profissional referentes à arquitetura e ao urbanismo;
n)aprovar e divulgar tabelas indicativas de honorários dos arquitetos e urbanistas;
o)contratar empresa de auditoria para auditar o CAU/BR e os CAUs, conforme dispuser o Regimento Geral.
O quórum necessário para a deliberação e a aprovação das diferentes matérias será definido no Regimento.
O exercício das competências enumeradas nas alíneas "e", "f", "g", "j", "k" e "o" terá como limite para seu efetivo custeio os recursos próprios do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo, considerados os seus efeitos nos exercícios subsequentes, observadas as normas de ordem pública quanto à alienação de bens patrimoniais e à contratação de serviços.
16.3.1.Competência do Presidente
Compete ao Presidente do CAU/BR, entre outras questões que lhe forem atribuídas pelo Regimento Geral do CAU/BR:
a)representar judicialmente e extrajudicialmente o CAU/BR;
b)presidir as reuniões do Conselho do CAU/BR, podendo exercer o voto de desempate;
c)cuidar das questões administrativas do CAU/BR, ouvindo previamente o Conselho quando exigido pelo Regimento Geral.
16.4.Recursos do CAU/BR
Constituem recursos do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR):
a)20% da arrecadação prevista no 16.5.4 deste trabalho;
b)doações, legados, juros e receitas patrimoniais;
c)subvenções;
d)resultados de convênios;
e)outros rendimentos eventuais.
A alienação de bens e a destinação de recursos provenientes de receitas patrimoniais serão aprovadas previamente pelo Plenário do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR).
16.5.Constituição do CAU
Será constituído um CAU em cada Estado da Federação e no Distrito Federal.
A existência de CAU compartilhado por mais de um Estado da Federação somente será admitida na hipótese em que o número limitado de inscritos inviabilize a instalação de CAU próprio para o Estado.
A existência de CAU compartilhado depende de autorização do CAU/BR em decisão que será reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) anos.
16.5.1.Plenário do CAU
O Plenário do CAU de cada Estado da Federação e do Distrito Federal é constituído de um presidente e de conselheiros.
Os conselheiros, e respectivos suplentes, serão eleitos na seguinte proporção:
a)até 499 profissionais inscritos: 5 conselheiros;
b)de 500 a 1.000 profissionais inscritos: 7 conselheiros;
c)de 1.001 a 3.000 profissionais inscritos: 9 conselheiros;
d)acima de 3.000 profissionais inscritos: 9 conselheiros mais 1 para cada 1.000 inscritos ou fração, descontados os 3.000 iniciais.
O Presidente será eleito entre seus pares em Plenário pelo voto direto por maioria de votos dos conselheiros e terá direito apenas a voto de qualidade nas deliberações dos CAUs.
Na hipótese de compartilhamento de CAU, nos termos do item 16.5 deste trabalho:
a)as eleições serão realizadas em âmbito estadual;
b)o número de membros do conselho será definido na forma das alíneas anteriormente citadas; e
c)a divisão das vagas por Estado do Conselho compartilhado será feita segundo o número de profissionais inscritos no Estado, garantido o número mínimo de um conselheiro por Estado.
Os CAUs terão sua estrutura e funcionamento definidos pelos respectivos Regimentos Internos, aprovados pela maioria absoluta dos conselheiros.
16.5.2.Competência
Compete aos CAUs:
a)elaborar e alterar os respectivos Regimentos Internos e demais atos administrativos;
b)cumprir e fazer cumprir o disposto na Lei nº 12.378/10, no Regimento Geral do CAU/BR, nos demais atos normativos do CAU/BR e nos próprios atos, no âmbito de sua competência;
c)criar representações e escritórios descentralizados no território de sua jurisdição, na forma do Regimento Geral do CAU/BR;
d)criar colegiados com finalidades e funções específicas;
e)realizar as inscrições e expedir as carteiras de identificação de profissionais e pessoas jurídicas habilitadas, na forma da Lei nº 12.378/10, para exercerem atividades de arquitetura e urbanismo, mantendo o cadastro atualizado;
f)cobrar as anuidades, as multas e os Registros de Responsabilidade Técnica;
g)fazer e manter atualizados os registros de direitos autorais, de responsabilidade, e os acervos técnicos;
h)fiscalizar o exercício das atividades profissionais de arquitetura e urbanismo;
i)julgar em primeira instância os processos disciplinares, na forma que determinar o Regimento Geral do CAU/BR;
j)deliberar sobre assuntos administrativos e financeiros, elaborando programas de trabalho e orçamento;
k)sugerir ao CAU/BR medidas destinadas a aperfeiçoar a aplicação da Lei nº 12.378/10 e a promover o cumprimento de suas finalidades e a observância aos princípios estabelecidos;
l)representar os arquitetos e urbanistas em colegiados de órgãos públicos estaduais e municipais que tratem de questões de exercício profissional referentes à arquitetura e ao urbanismo, assim como em órgãos não governamentais da área de sua competência;
m)manter relatórios públicos de suas atividades; e
n)firmar convênios com entidades públicas e privadas.
O exercício das competências enumeradas nas alíneas "c", "d", "j" e "n" terá como limite para seu efetivo custeio os recursos próprios do respectivo Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo, considerados os seus efeitos nos exercícios subsequentes, observadas as normas de ordem pública relativas à contratação de serviços e à celebração de convênios.
Excepcionalmente, serão considerados recursos próprios os repasses recebidos do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo pelo Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo e a conta do fundo especial a que se refere o item 18 deste trabalho.
Compete ao presidente do CAU, entre outras questões que lhe forem atribuídas pelo Regimento Geral do CAU/BR e pelo Regimento Interno do CAU respectivo:
a)representar judicialmente e extrajudicialmente o CAU;
b)presidir as reuniões do Conselho do CAU, podendo exercer o voto de desempate;
c)cuidar das questões administrativas do CAU, ouvindo previamente o Conselho quando exigido pelo Regimento Geral do CAU/BR ou pelo Regimento Interno do CAU respectivo.
16.5.3.Mandato dos Conselheiros do CAU/BR e dos CAUs
É de 3 anos o mandato dos conselheiros do CAU/BR e dos CAUs sendo permitida apenas uma recondução.
O mandato do presidente será coincidente com o mandato do conselheiro.
Perderá o mandato o conselheiro que:
a)sofrer sanção disciplinar;
b)for condenado em decisão transitada em julgado por crime relacionado com o exercício do mandato ou da profissão; ou
c)ausentar-se, sem justificativa, a 3 reuniões do Conselho, no período de 1 ano.
O presidente do CAU/BR e os presidentes dos CAUs serão destituídos pela perda do mandato como conselheiro, nos termos das alíneas citadas ou pelo voto de 3/5 dos conselheiros.
16.5.4.Recursos dos CAUs
Constituem recursos dos Conselhos Regionais de Arquitetura e Urbanismo (CAUs):
a)receitas com anuidades, contribuições, multas, taxas e tarifas de serviços;
b)doações, legados, juros e rendimentos patrimoniais;
c)subvenções;
d)resultados de convênios;
e)outros rendimentos eventuais.
16.5.5.Presidentes
Os presidentes do CAU/BR e dos CAUs prestarão, anualmente, suas contas ao Tribunal de Contas da União.
Após aprovação pelo respectivo Plenário, as contas dos CAUs serão submetidas ao CAU/BR para homologação.
As contas do CAU/BR, devidamente homologadas, e as dos CAUs serão submetidas à apreciação do Tribunal de Contas da União.
Cabe aos presidentes do CAU/BR e de cada CAU a responsabilidade pela prestação de contas.
Cabe ao CAU/BR dirimir as questões divergentes entre os CAUs baixando normas complementares que unifiquem os procedimentos.
O exercício das funções de presidente e de conselheiro do CAU/BR e dos CAUs não será remunerado.
Os empregados do CAU/BR e dos demais CAUs Estaduais e do Distrito Federal serão contratados mediante aprovação em concurso público, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho.
16.5.6.Anuidade devida para os CAUs
Os profissionais e as pessoas jurídicas inscritas no CAU pagarão anuidade no valor de R$ 350,00.
Os valores das anuidades serão reajustados de acordo com a variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos termos de ato do CAU/BR.
A data de vencimento, as regras de parcelamento e o desconto para pagamento a vista serão estabelecidos pelo CAU/BR.
Os profissionais formados há menos de 2 anos e acima de 30 anos de formados pagarão metade do valor da anuidade.
A anuidade deixará de ser devida após 40 anos de contribuição da pessoa natural.
A inscrição do profissional ou da pessoa jurídica no CAU não está sujeita ao pagamento de nenhum valor além da anuidade, proporcionalmente ao número de meses restantes no ano.
O não pagamento de anuidade no prazo, sem prejuízo da responsabilização pessoal pela violação ética, sujeita o infrator ao pagamento de multa de 20% sobre o valor devido e à incidência de correção com base na variação da Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) até o efetivo pagamento.
17.Registro de Responsabilidade Técnica (RRT)
Toda realização de trabalho de competência privativa ou de atuação compartilhadas com outras profissões regulamentadas será objeto de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).
Ato do CAU/BR detalhará as hipóteses de obrigatoriedade da RRT.
O arquiteto e urbanista poderá realizar RRT, mesmo fora das hipóteses de obrigatoriedade, como meio de comprovação da autoria e registro de acervo.
O RRT define os responsáveis técnicos pelo empreendimento de arquitetura e urbanismo, a partir da definição da autoria e da coautoria dos serviços.
O RRT será efetuado pelo profissional ou pela pessoa jurídica responsável, por intermédio de seu profissional habilitado legalmente no CAU.
Não será efetuado RRT sem o prévio recolhimento da Taxa de RRT pela pessoa física do profissional ou pela pessoa jurídica responsável.
O valor da Taxa de RRT é, em todas as hipóteses, de R$ 60,00.
O valor mencionado será atualizado, anualmente, de acordo com a variação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos termos de ato do CAU/BR.
A falta do RRT sujeitará o profissional ou a empresa responsável, sem prejuízo da responsabilização pessoal pela violação ética e da obrigatoriedade da paralisação do trabalho até a regularização da situação, à multa de 300% sobre o valor da Taxa de RRT não paga corrigida, a partir da autuação, com base na variação da Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), acumulada mensalmente, até o último dia do mês anterior ao da devolução dos recursos, acrescido este montante de 1% no mês de efetivação do pagamento.
Não se aplica o disposto anteriormente no caso de trabalho realizado em resposta a situação de emergência se o profissional ou a pessoa jurídica diligenciar, assim que possível, na regularização da situação.
18.Cobrança de Valores pelos CAUs
A declaração do CAU de não pagamento de multas por violação da ética ou pela não realização de RRT, após o regular processo administrativo, constitui título executivo extrajudicial.
Na hipótese citada anteriormente, os valores serão executados na forma do Código de Processo Civil (CPC), aprovado pela Lei nº 5.869/73.
O atraso no pagamento de anuidade sujeita o responsável à suspensão do exercício profissional ou, no caso de pessoa jurídica, à proibição de prestar trabalhos na área da arquitetura e do urbanismo, mas não haverá cobrança judicial dos valores em atraso, protesto de dívida ou comunicação aos órgãos de proteção ao crédito.
A existência de dívidas pendentes não obsta o desligamento do CAU.
Os valores devidos aos CAUs referentes a multa por violação da ética, multa pela não realização de RRT ou anuidades em atraso prescrevem no prazo de 5 anos.
19.Instalação do CAU/BR e dos CAUs
Os profissionais com título de arquitetos e urbanistas, arquitetos e engenheiro arquiteto, com registro nos atuais Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs), terão, automaticamente, registro nos CAUs com o título único de arquiteto e urbanista.
Os CREAs enviarão aos CAUs a relação dos arquitetos e urbanistas, arquitetos e engenheiro arquiteto inscritos, no prazo de 30 dias da instalação do CAU, bem como os prontuários, dados profissionais, registros e acervo de todas as ARTs emitidas pelos profissionais e todos os processos em tramitação.
As Coordenadorias das Câmaras de Arquitetura dos atuais CREAs e a Coordenadoria Nacional das Câmaras de Arquitetura do atual CONFEA gerenciarão o processo de transição e organizarão o primeiro processo eleitoral para o CAU/BR e para os CAUs dos Estados e do Distrito Federal.
Na primeira eleição para o CAU/BR o representante das instituições de ensino será estabelecido pela Coordenadoria Nacional das Câmaras de Arquitetura.
A eleição para os conselheiros do CAU/BR e dos CAUs dar-se-á entre 3 meses e 1 ano da publicação da Lei nº 12.378/10.
Realizada a eleição e instalado o CAU/BR, caberá a ele decidir os CAUs que serão instalados no próprio Estado e os Estados que compartilharão CAU por insuficiência de inscritos.
As entidades nacionais dos arquitetos e urbanistas participarão do processo de transição e organização do primeiro processo eleitoral.
Os atuais Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a contar da publicação da Lei nº 12.378/10, passarão a depositar mensalmente, em conta específica, 90% do valor das anuidades, das anotações de responsabilidade técnica e de multas recebidas das pessoas físicas e jurídicas de arquitetos e urbanistas, arquitetos e engenheiros arquitetos até que ocorra a instalação do CAU/BR.
A quantia a que se refere o caput deverá ser usada no custeio do processo eleitoral de que trata este item, sendo repassado o restante para o CAU/BR utilizar no custeio da sua instalação e da instalação dos CAUs.
O CAU/BR e os CAUs poderão manter convênio com o CONFEA e com os CREAs, para compartilhamento de imóveis, de infraestrutura administrativa e de pessoal, inclusive da estrutura de fiscalização profissional.
O CAU/BR instituirá fundo especial destinado a equilibrar as receitas e despesas dos CAUs, exclusivamente daqueles que não conseguirem arrecadação suficiente para a manutenção de suas estruturas administrativas, sendo obrigatória a publicação dos dados de balanço e do planejamento de cada CAU para fins de acompanhamento e controle dos profissionais.
Resolução do CAU/BR, elaborada com a participação de todos os presidentes dos CAUs, regulamentará o citado no parágrafo anterior.
Em cumprimento ao disposto na alínea "j" do item 16.3 e na alínea "d" do item 16.5.2, o CAU/BR instituirá colegiado permanente com participação das entidades nacionais dos arquitetos e urbanistas, para tratar das questões do ensino e do exercício profissional.
No âmbito das unidades da federação os CAUs instituirão colegiados similares com participação das entidades regionais dos arquitetos e urbanistas.
Fica instituída a Comissão Permanente de Ensino e Formação, no âmbito dos CAUs em todas as Unidades da Federação que se articulará com o CAU/BR por intermédio do conselheiro federal representante das instituições de ensino superior.
O CAU/BR e os CAUs serão fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União e auditados, anualmente, por auditoria independente, e os resultados divulgados para conhecimento público.
20.Mútuas de assistência dos profissionais vinculados aos CAUs
Os arquitetos e urbanistas que por ocasião da publicação da Lei nº 12.378/10 se encontravam vinculados à Mútua, de que trata a Lei nº 6.496/77, poderão se manter associados.
21.Adaptação do CONFEA e dos CREAs
O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) passa a se denominar Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).
Os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs) passam a se denominar Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs).
22.Disposições Gerais
A Lei nº 12.378/10 entra em vigor:
a)quanto ao item 19, em 31/12/2010, data de sua publicação; e
b)quanto aos demais itens deste trabalho, após a posse do Presidente e dos Conselheiros do CAU/BR. |